Institucional
- Missão: Integrar empresas, organizações públicas e privadas, instituições de ensino e pesquisa e a sociedade civil, fomentando a cultura de inovação para assegurar o desenvolvimento sustentável, social e econômico de Colombo.
- Visão: Ser referência até 2030 na introdução de novas tecnologias e soluções para Colombo e região, consolidando a inovação nas empresas públicas e privadas, apoiando empreendedores, inventores, criativos, pesquisadores, estudantes e professores.
- Valores: Assegurar o respeito entre organizações e pessoas. Perseguir sempre o propósito de gerar inovação, desenvolvimento social, humano, econômico e ambiental, e estabelecer e fortalecer parcerias. Pautar as decisões em leis, normas, códigos e dados concretos.
Quem somos:
A Incubadora “Grape Tech” está Localizada na
Rua Antônio Chemim, 28, no bairro São Gabriel no mesmo terreno que abriga o Instituto
Federal do Paraná – IFPR – Campus Colombo que também fica próximo da cidade de
Curitiba. Essa incubadora é o primeiro empreendimento do Habitats de Inovação
de Colombo em parceria com o IFPR, que terá a administração do espaço visto que
esta incubadora fará parte das incubadoras do IFPR. Este espaço foi pensado
para estimular o Empreendedorismo e o Desenvolvimento Científico, Tecnológico e
Inovador no Município de Colombo, através da interação e do compartilhamento entre
as empresas, Poder Público e instituições de Ensino em um ambiente Colaborativo
e Sustentável.
Este projeto tem a iniciativa da Prefeitura Municipal de Colombo,
através da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, que junto com
outras secretarias e instituições está criando um ambiente propício a inovação no
município. Estamos localizados em um espaço com área total de 55.000 m², e
atualmente, temos apenas um imóvel de 330 m² de área construída, que é a nossa
incubadora. Porém neste local pretendemos criar um Centro de Inovação.
História
Colombo é uma cidade da região metropolitana de Curitiba, povoada por colonos italianos desde 1877, e teve seu nome atual definido pelo Decreto nº 11, de 8 de janeiro de 1890, mas a instalação do município ocorreu apenas no ano seguinte, em 1891. Localizado na região Metropolitana de Curitiba (RMC), na divisa com a capital do Estado do Paraná, com uma população estimada em 250.000 pessoas (IBGE, 2021), conta com densidade demográfica de 1.076,72 hab/km². Nas décadas de 1970 e 1980, o município de Colombo apresentou a maior taxa de crescimento na região metropolitana de Curitiba. Atualmente a maioria da população mora em áreas loteadas contínuas a Curitiba, em bairros como Alto Maracanã, Guaraituba, Jardim Osasco, Roça Grande e Centro, porém preserva uma grande característica agrícola herdada dos imigrantes italianos que aqui chegaram ao final do século XIX, sendo a maior colônia italiana do Estado do Paraná. Figura hoje com capacidade industrial crescente e turismo local bastante procurado, destacando-se no turismo rural. No ano de 2019 o salário médio mensal era de 2.4 salários mínimos, porém a população ocupada formalmente era de apenas 18%, ou seja, apenas 37.720 das 109.660 pessoas em idade economicamente ativa estavam em ocupações formais de trabalho, e 29% do total da população obtinha um rendimento nominal mensal per capita de até ½ salário mínimo. Atualmente com 234 indústrias ativas no município (de um total de 12.231 empresas), sendo que 11 delas são indústrias de grande porte ou de destaque no mercado em que estão inseridas. Sendo que, duas estão focadas na construção civil, cinco delas no setor automotivo, elétrica e metalmecânica, uma no setor agrícola, uma no setor de cosméticos, uma da indústria de alimentos, e uma de móveis. O baixo índice de conclusão em cursos do ensino superior, comparado ao número de matrículas foi registrado de maneira assustadora em 2020, de 620 matrículas no ensino superior presencial, apenas 178 pessoas concluíram, e, de 2.532 matrículas no ensino superior à distância, apenas 284 concluíram a graduação. Visando ampliar esta configuração, modernizando os negócios, atendendo os setores econômicos prioritários, os serviços e potencializando as empresas e indústrias locais, a prefeitura de Colombo, há alguns anos, tem trabalhado em seu programa de desenvolvimento econômico, social e ambiental, que objetiva atrair a instalação de empresas, ampliando a empregabilidade, e a qualidade de vida da população, o crescimento econômico e a ampliação do potencial tecnológico do município. Entre as ações municipais já executadas e em andamento, pensando a formação, qualificação, e capacitação profissional de qualidade, e, promovendo uma nova visão de desenvolvimento tecnológico cita-se:
● Instalação do Instituto Federal do Paraná – IFPR, e em 2022 está implementando um novo bloco didático, que abrigará laboratórios para pesquisa interna, salas de aulas, oficinas e ofertará novos cursos na área tecnológica.
● Ampliação do SENAI, com seus cursos e pesquisas industriais. Em consonância com o Plano de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Colombo 20+ (2019 a 2038), anexo da Lei nº 1.513/2019 que o institui, e com base nas demandas sócio-econômicas de empregabilidade, melhoria da renda, potencialização tecnológica e de inovação, o município propõe-se a implementar o Centro de Inovação de Colombo.
● Em 2020 iniciou-se a reforma do espaço da nossa primeira incubadora em parceria com o IFPR – Campus Colombo. Finalizamos a reforma com muito atraso devido a problemas com a pandemia em 2022.
GESTÃO
A gestão da Incubadora ficará a cargo do IFPR? A gestão é compartilhada entre a Prefeitura de Colombo e o Instituto Federal – IFPR?
► Equipe de Gestão:
► Conselho de Inovação:
► Leis:
Cerimônia de entrega do Mapeamento do *ECOSSISTEMA
Grande Momento para a Inovação em ColomboVocê é nosso convidado para participar da
Resultado Fase 1 – Grape Tech
Resultado processo Administrativo N° 25734/2023 Chamamento Público N° 004/2024 Arquivo relacionado para download:
Colombo realiza mapeamento do ecossistema de inovação
Workshop nos dias 4 e 5 de setembro reunirá representantes de empresas, ambientes